terça-feira, outubro 09, 2007

os melhores amigos de uma garota


As últimas poses que a diva Marilyn Monroe (1926-1962) fez para um fotógrafo foram no dia 23 de junho de 1962. As fotos foram clicadas por Bert Stern, para a Vogue americana. Marilyn, que na verdade se chamava Norma Jeane, morreu dias depois, em 5 de agosto daquele mesmo ano.
Para a sessão, Stern levou somente lenços e jóias (ela não precisava mesmo de mais nada). Mas a própria Marilyn sugeriu fotos nuas. Aparentemente insegura - ela pediu três garrafas de champanhe Dom Pérignon para encarar as 12 horas de fotos - Norma se mostrou forte ao não se importar com a cicatriz na barriga, que ganhou depois de uma cirurgia na vesícula realizada um mês antes.
As 62 fotos estariam expostas a partir de hoje (dia 9 de outubro) no Museu da Arte Moderna do Rio, mas foram apreendidas no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, depois que fiscais da alfândega "questionaram a descrição do material em documentos como obras de arte".
O curador de "Marilyn Monroe - O Mito", Geraldo Jordão Pereira, entrou com liminar na Justiça para que as obras sejam liberadas. A previsão é que a abertura da exposição seja na quinta-feira, com visitação ao público a partir de sexta-feira. O ingresso para entrada custará R$ 5,00, um preço bastante acessível.

Depois do Rio, as fotos estarão em São Paulo. Queria estar em um dos lugares para apreciar.

*texto meu, informações na Folha (inclusive para assinantes, matéria da repórter Adriana Küchler).

Nenhum comentário: